terça-feira, 16 de outubro de 2012

Ex no Facebook pode ser uma tortura



Depois de uma ruptura de casal, os psicólogos recomendam perder todo tipo de comunicação e  até há uma década mais ou menos, quando uma relação terminava, só era necessário não fazer chamadas telefônicas para romper todo tipo de contato, mas a partir da proliferação das redes sociais, as pessoas têm que lidar com um novo obstáculo: Seguimos sendo amigos ou deletamos o seu perfil da lista de amigos? Pois segundo um estudo recente, o fato de ter o ex como amigo pode repercutir em sua saúde emocional bem mais do que você pensa.

Para comprovar as repercussões de continuar com uma "amizade" pelo Facebook após uma ruptura, Tara Marshal, da Universidade de Brunel no Reino Unido, entrevistou mais de 460 usuários ativos para mapear seus hábitos na rede social. Marshal comprovou que o contato virtual contínuo impede, significativamente, a recuperação depois do rompimento.

Estudos anteriores mostraram que as duas principais razões pelas quais as pessoas usam o Facebook, são para manter contato com os demais e para monitorar em segredo as atividades dos demais, e pior ainda, 33% dos usuários utilizam as redes para seguir cada passo de seus ex casais.

Segundo Marshal, o contato contínuo com fotos do (a) ex desencadeia sentimentos de angústia, ansiedade e frustração. Ademais, o desejo sexual e o anseio por ele ou ela só aumenta, motivo pelo qual pensamentos obsessivos e ações do mesmo tipo podem levar-nos a cometer atos indesejáveis que impedem qualquer tipo de reconciliação.

Ao analisar o processo de recuperação pós ruptura, Tara descobriu que as pessoas que tinham deletado o ex de sua lista de amigos, experimentaram sentimentos negativos com menor intensidade ao contrário daquelas que decidiram seguir em contato.

Essencialmente, continuar em contato com seu ex parceiro depois de uma ruptura pode trazer más experiências e sentimentos desagradáveis que poderiam ser facilmente evitados.

Ao final, os seres humanos possuímos um mecanismo psíquico de defesa que nos previne de momentos não gratos. Para descobrir, pergunte a você mesmo o que aconselharia a seu melhor amigo se estivesse na mesma situação e então faça o mesmo em vez de criar um perfil fake para ficar bisbilhotando a vida dela (dele) e sofrendo por ver como está feliz sem você. Como dizem: a fila anda!

Gostou deste artigo? Então clique no botão abaixo para curti-lo! Aproveite para nos adicionar no Facebook e ficar sempre atualizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário